«Retratos da Aldeia» de António Cravo, editado pelo Museu Rural de Salselas

«Retratos da Aldeia» de António Cravo, editado pelo Museu Rural de Salselas

«Retratos da Aldeia» é o nome do mais recente livro de António Cravo,editado pelo Museu Rural de Salselas,localidade onde o autor nasceu,no coração de Trás-os-Montes.
«Tudo o que aprendi durante os meus primeiros 20 anos de vida,devo-o principalmente aos meus avós maternos,aos seus dois filhos mais novos,às três professoras que tive na escola primária e ao povo de Salselas» começa por explicar António Cravo no prefácio do livro.
«Este povo ensinou-me a viver em comunidade,os meus dois tios ensinaram-me a ser homem,os meus avós foram os meus professores da sua cultura oral e popular e a escola ensinou-me a transmiti-la de forma diferente à que usaram aqueles bons anciãos,durante o calor da fogueira,nos serões de inverno e pelos caminhos do campo».
António Cravo nasceu em 1935,em Salselas,no concelho de Macedo de Cavaleiros mas formou-se pela Universidade Nova de Lisboa.Viveu até há bem pouco tempo em Paris, onde ainda vem regularmente, sobretudo para encontrar a filha e as netas.
O livro que agora edita é escrito sob forma de pequenos contos, que escreveu ao serão,não podendo transmiti-los oralmente aos netos.«Sinto-me hoje na obrigação,respeitando a memória dos meus avós,de transmitir o que sei da minha aldeia e observei nas suas gentes».
Por isso,«este livro destina-se essencialmente aos meus filhos,netas e neto,já que não temos as mesmas formas nem os mesmos espaços de poder continuar a oralidade dos meus ancestrais aldeãos».Com família a residir em Lisboa e na região de Paris,António Cravo considera que «o contexto familiar em que se criaram,já não permite a pedagogia da lareira nem das veredas do campo».
António Cravo passou assim os seus serões a contar/escrever crónicas da sua vivência rural. É um livro que se lê facilmente e porque não,um capitulo por serão,à lareira,enquanto que os tempos estão frios?

¦ Carlos Pereira em LUSOJornal de 4/01/07

Comentários

Mensagens populares