António Cravo lançou “Poemas Rurais” 18/12/03

Obra retrata a tradição rural transmitida pela oralidade António Cravo lançou “Poemas Rurais” 

O poeta António Cravo apresentou ao público, no passado sábado, numa livraria de Macedo de Cavaleiros, o seu último livro, “Poemas Rurais”, dedicado à tradição rural. Os “muitos conhecimentos” (memórias) adquiridos através da sua avó materna pelo processo natural da oralidade e os que foi obtendo ao longo dos anos entre os mais velhos da sua terra, Salselas, são tratados na obra de forma “acessível a todos”, segundo o desejo do próprio autor. 
As 89 páginas do livro revelam 53 poesias, encadeadas em quatro capítulos, debruçando-se cada um sobre um período do percurso da espécie humana. No primeiro, “Um ciclo gigante”, o autor esgrime a sua concepção filosófica sobre o homem pré-histórico e a evolução que o levou a dedicar-se à agricultura e à domesticação de vários animais, ou seja, o início da vida rural. No segundo capítulo – o mais longo, com 43 poesias – “Aspectos da vida rural”, António Cravo recorre à memória de infância e de jovem para contar as suas vivências na aldeia. Na terceira parte da obra, “O após-rural”, e no quarto, “Epílogo”, embora o vocabulário continue a ser acessível, a poesia atinge outra dimensão, mais filosófica, a um plano mais conceptual, e talvez por isso menos acessível ao cidadão menos letrado. 
A apresentação de “Poemas Rurais”, que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, ficou marcada pela declamação, pelo autor, de algumas das poesias incluídas no livro, e por uma sessão de autógrafos.
Da já vasta bibliografia de António Cravo, cujo nome de nascimento é Jaime António Gonçalves, fazem parte livros de poesia, ficção, história, sociologia e etnografia. No prelo o escritor tem o livro de ficção “Retratos da aldeia”, com o qual pretende criar histórias recorrendo a cenas e figuras da vida real. 

noticia retirada do samanario transmontado de Data de Publicação: 18/12/2003 por João Branco

Comentários

Mensagens populares